quinta-feira, 16 de junho de 2011

Propaganda.Faz diferença.



Você acha que aos produtos estão cada vez mais parecidos? Não se engane eles estão cada vez mais idênticos.Foi-se o tempo em que a qualidade de um produto era suficiente para garantir o seu sucesso.Hoje em dia ,qualidade é commodity:é o mínimo que o consumidorespera. É neste cenário,onde os produtos estão muito nivelados,que a propaganda faz tanta diferença.A boa propaganda cria a personalidade para a marca e faz com que ela seja mais respeitada,desejada e consumida que os seus concorrentes. Mas,antes que se diga que a propaganda é importnte apenas para marcas e produtos,é sempre bom lembrar algumas outras coisinhas que ela faz.A propaganda movimenta a economia,gerando milhares de empregos diretos e indiretos( parece discurso político, mas é fato). Ela aquece o comércio ,impulsiona a produção industrial e incentiva competição tecnológica,o que resulta em produtos melhores,mais eficientes e baratos. Não bastasse tudo isso, a propaganda ainda faz uma coisa difícil de ser criticada até pelos mais críticos: é ela quem paga pelo conteúdo que as pessoas recebem nos meios de comunicação. A programação de rádio e da TV aberta, por exemplo, é 100% bancada pelos comerciais. A publicidade é uma atividade transparente, em que as intenções são sempre muito claras. Ela existe, assumidamente, para promover uma ideia, defender uma marca ou vender um produto. Ninguém espera da propaganda imparcialidade do jornalismo (da mesma forma que ninguém esperaria de um advogado a imparcialidade de um juiz). Aliás, este anúncio é um exemplo da transparência da propaganda. Como deve ter ficado evidente, ele foi criado com objetivo de enaltecer a importância da atividade publicitária, não apenas para os anunciantes, mas também para os consumidores. Cabe a você concordar com os argumentos. Ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário